
HANDEBOL PERNAMBUCANO DÉCADA DE 60
Na década de 30 os jornais de Recife divulgam os acontecimentos do handebol no Brasil e no mundo. Na década de 60 ocorre os cursos de educação física tendo a modalidade incluída na disciplina.
No ano de 1962 o Balalaika Volei Clube tinha seu departamento de handebol comandado por Nercy Nepomuceno. Em 1964 em Escada o Ginásio N. S. da Escada realiza uma exibição de handebol com duas equipes femininas nos festejos da Independência do Brasil. Em 1969 ocorre os Jogos Luso-Brasileiro, havendo a primeira partida disputada no estado entre Brasil 17X23 Portugal no ginásio do Salesiano, neste ano o Sport Clube do Recife, Português, Soledade, Líbano e Marista se interessam pela modalidade, a Federação Pernambucana de Desportos Amadores cria o departamento de Handebol. Em 09 de agosto de 1969 ocorre o primeiro jogo entre duas equipes pernambucanas na quadra da Ilha do Retiro: Sport Clube Recife 34X07 Soledade Esporte Clube da Boa Vista.
Em 1969 o Professor NELSON SOUTO ASSUNÇÃO, apresentou o handebol como disciplina na então escola Superior de Educação Física –FESP. A sala da Federação de Handebol Pernambucana leva seu nome.

